Páginas

Hospedagem de site

10 passos para organizar suas contas

Está perdido sem saber como manter organizadas suas contas, se a resposta for sim, então, está no lugar certo, pois saiba que além de você milhares de pessoas se descontrolam mensalmente no orçamento doméstico, então, segue umas dicas importantes para melhorar a forma como você administra os ganhos com os gastos familiar.
1º - É fundamental montar uma planilha financeira. Faça um mapeamento de todos os teus gastos (despesas) e todos os teus ganhos (Receitas), como padrão, o ideal é você começar anotando as Receitas e a seguir lançar em campo a parte as Despesas.
2º - Em sua planilha, divida os gastos sendo Fixos, variáveis e Eventuais DESPESAS FIXAS mantém-se ao longo dos meses e os valores são os mesmos, normalmente ao longo do ano,,pois há valores que são reajustados anualmente de acordo com o contrato pré-estabelecido. DESPESAS VARIÁVEIS ,embora eles também possam ocorrer ao longo dos meses, pode sofrer alteração de acordo com o valor consumido, como por exemplo as compras de supernercado. DESPESA EVENTUAL, Como o nome sugere, é o tipo de despesa que pode ou não ocorrer ao longo dos meses, pois nem sempre se compram sapatos, como também nem sempre se almoça fora todo o final de semana em restaurantes.
3º Imprevistos ocorrem com todos, então, é importante guardar uma RESERVA para eventuais ocorrências, pois doenças e acidentes são, embora fatalidades que podem ocorrer a qualquer tempo, mas sempre somos pegos desprevenidos, então guardar um valor que possa, senão quitar, mas diminuir o valor das despesas com o imprevisto.
4º - Diversão e lazer. Todos têm direito a diversão, então, nada mais justo que curtir um evento do qual você irá poder com isto, ter uma qualidade de vida, mas, o ideal é que você separe um percentual da sua receita para esta finalidade.
5º Poupar O ideal é também, tal qual para diversão e lazer, separar um percentual e guardar em uma conta de poupança e ao longo tempo, de acordo com o saldo ver a possibilidade de um investimento com maior rendimento, e com isto, poder planejar a compra de um bem seja ele de consumo ou não.
6º - Consumir por compulsão. Nem tudo que vemos pelas vitrines, são de fato essenciais para a nossa sobrevivência, então, na hora de comprar algo, é importante fazer uma análise e ver qual a real necessidade da aquisição deste bem, pois muitos descontroles vem deste consumismo sem planejamento ou sem necessidade ,apenas pelo impulso.
7º Organize o pagamento das suas contas pagas e a pagar. Um dos grandes erros que as pessoas cometem é não se organizar com o armazenamento das suas contas, tanto a vencer como a pagar, então, ou deixam de pagar no vencimento e quando encontram pagam juros desnecessários ou perdem o comprovante de pagamento e pela falta, são obrigados a pagar novamente uma conta já paga, então, separe em pastas a Vencer Pagas/ Não Pagas e Vencidas Pagas Lembrando, todas as contas devem ser lançadas em sua planilha, considere tudo, até mesmo valores que parecem insignificantes, ao final, terá uma surpresa ao mapear suas contas.
8º - Tarifas Toda instituição tende, para sobreviver, cobrar por serviços prestados, mas, é importante saber o que você paga, e o quanto se paga e se de fato aquela tarifa faz-se necessária, sendo assim, converse com o gerente da sua conta, veja se há uma tarifa que possa se adequar ao seu perfil e as suas necessidades, pois, certamente você pode estar pagando por serviços que nem utiliza, pelo desconhecimento ou pela falta de necessidades.
9º - Cheque Especial, Limite de Crédito e Cartão de Crédito O crédito mais fácil nem sempre é o mais barato, assim, ocorre com os limites descritos acima, sendo assim, veja qual a real necessidade de entrar nestes limites, pois além de terem taxas altíssimas, ainda cobram para disponibilizar em sua conta bancária. O Cartão de crédito, em certos momentos é bom, principalmente quando não se tem o valor à vista, mas sabe-se que no curto prazo irá ter ou em negociação com a loja o valor permanece o mesmo sem conceder a você um desconto para pagamento à vista, mas, pode ser um grande problema quando você se empolga e sem planejamento não consegue pagar no vencimento a fatura, aí, os juros altos consomem uma outra parte da sua renda não contabilizada que são os juros. O Cheque especial, findados 30 dias, também é um vilão, têm uma taxa de mercado muito alta e também consomem parte da sua renda que fiquem fora do planejamento familiar. Limite de crédito. Este, um grande vilão na conta do trabalhador assalariado, pois muitos acabam incorporando este limite ao salário e por não haver bloqueio pelo banco, continuam usando e ao entrar o salário, o banco absorve o valor utilizado, ficando mais uma vez o trabalhador propenso a utilizar o limite concedido para passar mais um mês.Como dica, fuja dele, se possível, procure o seu gerente, faça uma negociação por parcelas fixas e solicite a baixa deste limite de crédito da sua conta, com certeza, o valor dos juros que irão pagar é bem menor e poderá ter o teu salário mensal novamente, apenas com o compromisso de pagar seu empréstimo.


Ter um controle financeiro exige disciplina, força de vontade, você pode ter, basta querer.
Controle Financeiro
10º Após apurar tuas receitas e tuas despesas, bem como uma análise criteriosa do que de fato você precisa e do seu planejamento para o futuro, analise com calma e transcreva para a sua planilha para identificar o que pode melhorar e com isto, planejar um futuro melhor, seja com condições para custear estudos, compra de bens, como casa, carro ou até mesmo o de ter um valor significativo para ter uma aposentadoria tranquila.Vale lembrar que a melhor forma de reduzir despesas é fazer uso do planejamento familiar, sentar, discutir e ver o que podem fazer para melhorar uma situação ruim para melhorar ou que está boa para ficar melhor ainda.
Sentiu dificuldades para elaborar a planilha eletrônica? Fique tranquilo,baixe grátis no SITE da BOVESPA http://www.bmfbovespa.com.br/pt-br/educacional/iniciantes/mercado-de-acoes/planilha-de-orcamento-pessoal/planilha-de-orcamento-pessoal.aspx?idioma=pt-br e mãos a obra.
Baixe Aqui. Download Grátis da Planilha Financeira...

João Alves

Um comentário:

Grato pela sua visita, espero que este artigo possa ter lhe ajudado de alguma forma. Volte sempre!

Submarino Viagens