Páginas

Hospedagem de site

Documentos para Abrir Empresa



Dando sequência ao tópico anterior a respeito de como abrir uma empresa, hoje, trago a vocês uma nova abordagem, caso  esteja(m) interessado(s) em abrir  seu próprio negócio deixo aqui mais uma fonte de pesquisa e espero que lhe(s) seja útil.
Uma empresa legalizada e em ordem vale muito mais.
Sua Empresa legalizada
Acreditando que você(s) tenha(m) lido o tópico anterior  e se não o fez, recomendo que tire uns minutinhos para uma breve leitura  e que após ter lido está (ão) decidido(s) em formalizar uma atividade Jurídica, então, o caminho a seguir é de ordem administrativa  e vai precisar dos serviços de um contador, pois há documentos a serem preenchidos como Contrato Social, inscrição na Junta Comercial, pedido de viabilidade do uso do solo junto a Prefeitura, vistoria do corpo de bombeiros no imóvel a ser usado entre outros, os quais, sem conhecimentos suficientes para tal, ficarão impossibilitados de seguir.
Uma empresa pode ser formada por um único dono ou por vários que constituirão uma sociedade
·         Sociedade: São pessoas que se juntam e mediante a um contrato social formalizam uma sociedade denominando-se Sócios. Para a formalização, cada uma das partes apresenta um aporte de Capital a qual será denominada Cota(s). No contrato firmado entre os sócios, estará estipulado os direitos e deveres que caberá a cada um.
A escolha do(s) sócio(s) é o primeiro passo que deve ser tomado com muita cautela, pois se faz necessário haver uma grande sintonia para que possa haver harmonia e assim ter uma empresa próspera  e de sucesso. Um exemplo simples é você formar uma sociedade e nesta, a outra parte entrar com o Capital e ficar o tempo todo de braços cruzados esperando que só você corra atrás para o sucesso da empresa. Ambos devem trabalhar em conjunto e principalmente, traçar estratégias e metas que alavanquem e promova o crescimento da empresa, então, antes de uma decisão final, veja se de fato faz-se necessário ter outra pessoa para administrar em conjunto com você, ainda, se existe a possibilidade do seu ramo de atividade e faturamento anual se enquadrar no MEI, facilitando ainda mais todo este processo, mas que não deixará no início de contar com a participação de um contador.Ainda, falando em  sócios, um dos maiores erros que se vê é a falta de sintonia quando se diz respeito a investir e retirar dinheiro do caixa, pois é importante entender que embora você(s) seja(m) o(s) dono(s), os valores que compõem o caixa representam uma grande parcela de dívida ou compromissos a serem honrados com fornecedores, impostos, colaboradores entre outros, então, o fato de ter certa quantia financeira no caixa, não representa que todos estes valores lhes pertençam, sendo necessário saber onde e como investir para não ficarem sem saldo em caixa bem como deixar de honrar seus compromissos com terceiros, perdendo crédito na praça e enfrentando dificuldade para alavancar os negócios da empresa.
Bom, vamos aos documentos necessários para se abrir uma empresa, lembrando que é de suma importância a ajuda de um contador., seja pelo optante do MEI ou não.
                   I.            Primeiro passo é ir a um Cartório de Registro Civil e fazer o registro da sua assinatura, lá, fará o seu cartão de autógrafos e sempre que precisar assinar algum documento que necessite reconhecer sua firma, lá que será feito. Tenha  a mão: CPF; RG e por garantia leve um comprovante de endereço atualizado em seu nome.
                II.            Para abertura da empresa, precisará dos documentos de todos os sócios, ou seja, CIC; RG  e comprovante de endereço atualizados.
Uma informação muito importante é que todos os sócios devem estar  livres e desembaraçados para constituir uma sociedade, do contrário haverá um impedimento até que se resolva, lembrando que há restrições a formação de sociedade com pessoas com participação em outra, antes de iniciar com alguém que já tenha participação societária em outra  é bom consultar.
Os tramites a seguir estão mais ligadas às atividades de um contador, então, você não precisará delas, apenas para conhecimento. São eles:
Contrato Social;
Gerar a NIRE;
Gerar o CNPJ ,
DECA;
Alvará de Funcionamento;
Cadastro na Previdência Social;
E, após tudo estando cadastrado em conformidade com o ramo de atividade, poderá solicitar a Emissão do Talão de Notas.De posse do contrato social, poderá  abrir contas em banco(s), comprar com fornecedor(es) e outras atividades permitidas dentro do regime de empresa.

O SEBRAE disponibilizou em seu site um tópico muito bacana a respeito dos procedimentos para abrir uma empresa, caso lhe interesse, dê uma olhada, creio que irá ajudar a elucidar algumas outras dúvidas não tratadas aqui.
 Link Portal do SEBRAE...



Grato pela sua visita,

Volte sempre!

João Alves. 









Submarino Viagens