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Assim como uma loja física,
rotinas burocráticas para iniciar uma
loja virtual são passos que todos devem
ter em mente que terão que seguir, então, em ambos os casos exige acima de tudo,
responsabilidade, pois ao menor deslize pode gerar sérios problemas.Vou focar o assunto não na parte contábil, apenas reforço que a participação de um contador é fundamental para os primeiros passos.
A constituição societária é tal qual a da loja física o que se amplia é que para o
funcionamento é preciso além do endereço físico um virtual ou seja, um domínio
(www seu endereço eletrônico.podendo ser .com, .br, .net ...) entre outros , sem este, não é possível relacionar como loja virtual.
A busca por um domínio pode ser feito no site http://www.registro.br/
havendo disponibilidade pode registrar-se e pagar uma taxa anual de R$ 30,00 para o primeiro ano e R$ 27,00
para anos seguinte em renovação de domínio.Pesquisa efetuada em 13/04/13.
Há outras formas de contratar um
domínio e com valores bem diferenciados, pois para hospedar o site em um
servidor, eles oferecem promoções e descontos, mas vou manter apenas o citado
acima.
O passo seguinte é decidir a respeito da sua loja, para isto vai ser
preciso criar sua página e a contratação de um profissional especializado (web
design) pode fazer toda a diferença, lembrando que uma loja virtual tem o propósito de levar aos teus clientes os
produtos tal como uma loja física, então,além da parte visual, é preciso ter
demonstração de estoque, preços, e um
ponto fundamental para este tipo de comércio é que o cliente está apenas vendo
o produto virtual, então, busque mostrar imagens dos produtos,faça um breve descritivo
do item como tamanho, cor, se tem cheiro, se é flexível , para aparelhos que se
utilizam de bateria no funcionamento,
informar qual o tempo médio de duração da carga do aparelho em uso, pois teu cliente tem apenas uma “visão” do que ele
está adquirindo, afinal, ele está somente vendo imagens e informações que você está
passando, isto ajudará a fidelizar uma
venda e ao confirmar todas as informações por você passadas ao receber o produto, poderá conquistar o cliente a voltar e até indicar tua loja para outras pessoas.
Criou um domínio legal (nome da tua loja), elaborou ótimas páginas,
colocou uns sistema de compras com opções de pagamentos que podem ser desde
boleto bancário, cartão de crédito e outros é hora de escolher um bom servidor e para que
ele serve? Bom, há uma intensa linha de códigos para a criação da tua loja e
isto precisa ser direcionado em um local confiável e que seja capaz de comportar toda as movimentações de acesso na tua loja, pois quando há um
volume considerável de acessos ocorre um travamento desagradável e ficará
fora do ar, e com certeza afastará os teus clientes.
Só isto é o suficiente para vender pela internet? A resposta,
respeitosamente é um sonoro Não!.
Como eu já disse em outro tópico, uma loja virtual tem toda uma
particularidade na divulgação, pois a maneira de se tornar visível para as pessoas é
completamente diferente das da loja física, colocar um site no ar é como abrir
uma loja em uma rua sem saída e sem moradores, se não houver investimentos em publicidade em
vários canais dentro da própria mídia digital, todo seu trabalho estará fadado
ao fracasso.
Os sites de busca se utilizam de palavras chave inseridas dentro das páginas
que são criadas, quando alguém elabora uma página e no título, como exemplo coloca
“Faça teu site grátis”, é indexado esta palavra nos buscadores e quando as pessoas pesquisarem
a respeito logo irá aparecer na lista de títulos relativos, então, use palavras
que sejam relevantes nas buscas.
O Google possui um sistema de divulgação chamado Google AdSense e como isto funciona: Você cria uma conta, faz
uma promoção e paga ao Google, pessoas que tem blog, sites colocam em
suas páginas um código HTML e promovem a
divulgação da tua loja e a cada clique que são dados e direcionados para o teu
site, você paga um valor estipulado, na maioria centavos de real.
Não só o Google, mas também a netAffiliation faz a divulgação através
de banner e paga para os associados divulgarem
tua empresa.
Outro canal que está fazendo parte da vida das pessoas e que abriga
milhões de usuários é o Facebook, nele há a possibilidade de você divulgar para
os teus amigos que pode compartilhar
para outros usuários. Também há a
possibilidade de contratar uma publicidade paga no Facebook tal qual nas
anteriores.
Uma coisa é certa, o futuro das lojas virtuais é algo real e a cada
ano cresce e o que é melhor, são milhões de reais todos os anos e que você pode
ter uma fatia deste mercado.
Bom leitores, o texto ficou um pouco
longo, mas se fez necessário para abordar melhor o assunto, espero que tenham
gostado e o melhor, que seja útil.
João Alves.
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